A empresa italiana Valagro firma acordo para adquirir a SriBio, empresa indiana de biopesticidas, reforçando assim sua presença no subcontinente asiático

Valagro entra no setor de biopesticidas e reforça seu compromisso de oferecer aos seus clientes soluções sustentáveis que aumentem a produtividade das culturas
A Valagro S.p.A, líder mundial em produção e comercialização de bioestimulantes e especialidades nutricionais, anunciou que firmou um acordo para adquirir uma participação majoritária na Sri Biotech Laboratories India Limited, empresa indiana de biopesticidas. A SriBio é reconhecida por sua contribuição para o desenvolvimento de alternativas biológicas ambientalmente sustentáveis voltadas ao combate de pragas e ervas daninhas, bem como ao controle de doenças na agricultura.
“Nas últimas duas décadas, a SriBio concentrou-se prioritariamente em pesquisas. A Valagro sempre foi uma empresa orientada por pesquisas. Cremos que as sinergias resultantes desta transação trarão um benefício considerável à Valagro e aos seus clientes”, comenta Giuseppe Natale, diretor-executivo da Valagro. “De forma mais específica, acreditamos que a nossa entrada em novos segmentos de mercado, como o de fermentação, e nosso reforço em uma região estratégica, como o subcontinente indiano, servirão para nos colocar à frente das principais tendências de crescimento na produção agrícola mundial e, ao mesmo tempo, consolidarão ainda mais a nossa presença na região do Pacífico”, conclui.
Fundada 1994, a SriBio desenvolveu soluções ecológicas para tratamento das principais pragas/doenças que afetam os agricultores do subcontinente indiano, graças ao seu trabalho de pesquisa inovadora e às diversas parcerias nacionais e internacionais. A empresa está envolvida com pesquisa nas áreas de melhoramento de culturas, nutrição e proteção de culturas, atendendo mais de 10 milhões de agricultores em 13 estados da Índia e investe cerca de 3,5% ao ano em P&D. Além de instalações de fabricação próprias em Hyderabad e Guntur, a Sri Biotech é a primeira empresa a registrar bioprodutos junto ao Conselho Central de Inseticidas (The Central Insecticides Board). A Sri Biotech conta com vinte produtos certificados organicamente pela APEDA por meio da Agência de Certificação Vedic (Vedic Organic Certification Agency).
“Em geral, os usuários de nossas soluções são agricultores muito experientes no uso de tecnologias avançadas para otimizar a produção agrícola”, comenta KRK Reddy, fundador e presidente da SriBio, que continuará com a empresa. “Tenho certeza de que a aquisição da Valagro – empresa que, assim como nós, sempre esteve atenta à sustentabilidade – nos permitirá alcançar sinergias inovadoras e beneficiará ambas. Com esta aquisição, a empresa ampliará o alcance de seus inovadores bioprodutos graças à presença global da Valagro”, conclui.
Esta aquisição, além de confirmar a forte posição financeira do grupo Valagro, também representa, até agora, um dos investimentos mais significativos anunciados por uma empresa italiana em 2015.