You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.

A Valagro obtém a certificação 50001:2011 para a melhoria da gestão de energia

A Valagro obteve recentemente da DNV GL, líder no mundo da certificação dos sistemas de gestão, a certificação para a adesão aos padrões da norma ISO 50001 emitida pela ISO (do inglês International Organization for Standardization) no final de 2011.

Com a certificação obtida, a Valagro se compromete a aderir aos padrões ditados pela norma ISO 50001 com a finalidade de tornar seus sistemas de gestão de energia mais eficientes e de reduzir os consumos e o impacto ambiental. O componente energético é, seguramente, um dos principais fatores que determinam o peso da  marca ambiental; nesse sentido, a certificação 50001 se integra perfeitamente com a estratégia global da Valagro para reduzir o impacto ambiental das suas produções. Em 2014, quatro soluções da Valagro receberam a certificação Carbon Footprint do Ministério do Ambiente, que permitiu à empresa estimar as emissões de anidrido carbônico e de outros gases estufa durante todo o ciclo de vida desses produtos.

Especificando como organizar sistemas e processos acabados para o melhoramento contínuo da eficiência energética, a norma ISO 50001 oferece às empresas que à ela aderem,  a possibilidade de integrar as estratégias que visam melhorar os desempenhos energéticos e que levam a um aumento da eficiência energética à gestão das atividades cotidianas.

Para isso, a partir de um diagnóstico energético inicial feito por meio de uma análise detalhada dos consumos, a empresa identificou as áreas de possíveis melhorias e, com base nessas informações, foram planejadas as primeiras intervenções a serem realizadas no biênio 2015-2016, com um investimento total de aproximadamente 200 mil euros.

Essas ações estão relacionadas, por exemplo, com a melhoria da capacidade de coleta dos dados de consumo energético, o que permitirá à empresa detectar de forma pontual os consumos associados às linhas principais, ou à substituição de algumas máquinas com alto consumo de energia, como as instalações de ar comprimido, caso em que a substituição dos compressores pode levar a uma economia de energia de 10% em relação ao consumo de compressão atual.

Finalmente, as ações programadas incluem o projeto executivo para a realização de uma instalação de cogeração, concebida como um sistema para a produção combinada de energia elétrica e calor, que permitirá à empresa economizar cerca de 30% sobre o custo relacionado à compra em separado de energia elétrica e de metano.

Com a adoção de ações como essas, a Valagro terá vantagens ligadas à redução a longo prazo dos custos e dos desperdícios no consumo de energia e contribuirá de forma geral à redução das emissões de gás estufa, com vantagem para o ambiente e a coletividade.

A certificação energética ISO 50001, juntamente com outras estratégias para o controle da pegada ambiental, confirmam assim que a melhoria contínua da qualidade dos produtos e da sustentabilidade ambiental é a lógica por meio da qual a Valagro atua, e continuará a atuar, no desenvolvimento de suas atividades.