You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.

colocando em prática processos e soluções altamente inovadores.

Satisfazer as expectativas dos clientes e as necessidades nutricionais de diferentes culturas no mundo, buscando o mínimo de impacto ambiental: com estes objetivos, a Valagro sempre investiu em Pesquisa e Desenvolvimento, colocando em prática processos e soluções altamente inovadores.

As melhores ideias nascidas a partir da pesquisa Valagro tornam-se protótipos. Formulados em laboratório, são testados por experimentação cuidadosa e um teste severo em campo aberto, em diferentes latitudes e condições ambientais. Um processo longo e complicado que aproveita o know-how agronômico adquirido pela Valagro em mais de 30 anos de experiência.

Com essa abordagem, a pesquisaValagro criou a plataforma tecnológica GeaPower: matérias-primas vegetais de excelência são selecionadas para identificar e extrair princípios ativos naturais, que são habilmente combinados em produtos específicos para a nutrição das culturas. O uso de investigações seletivas e tecnologias de ponta, aliadas à aplicação responsável e orientada de genômica, proteômica e fenômica, tornam possível a realização de soluções inovadoras para os processos de crescimento de diferentes culturas.

Os bioestimulantes

uma ferramenta para melhorar a qualidade das produções

O que são

Os bioestimulantes agrícolas compreendem diferentes formulações de substâncias que são aplicadas em plantas ou solos para ajustar e melhorar os processos fisiológicos das culturas, tornando-as mais eficientes. Os bioestimulantes atuam na fisiologia das plantas através de diferentes canais em relação aos nutrientes, melhorando o vigor, a produtividade e a qualidade, além de contribuir para a conservação do solo após o cultivo.

Os bioestimulantes são cada vez mais utilizados na produção agrícola em todo o mundo e podem contribuir de forma eficaz para superar o desafio colocado pelo aumento da demanda por alimentos pela população mundial em contínuo crescimento.

Se, inicialmente, os bioestimulantes foram utilizados principalmente na agricultura biológica e para as culturas de frutas e vegetais de maior valor agregado, agora desempenham um papel cada vez mais importante também na agricultura tradicional, como complemento aos fertilizantes e defensivos agrícolas, bem como às práticas agronômicas em geral. São, de fato, perfeitamente compatíveis com as mais avançadas técnicas de cultivo que caracterizam a gestão das culturas integradas (Integrated Crop Management), que é a base da agricultura sustentável.

Para que servem

Segundo a EBIC (European Biostimulants Industry Council) a função das substâncias e/ou dos micro-organismos presentes nos bioestimulantes é a estimular os processos naturais para:

  • melhorar a absorção e a eficiência do uso dos nutrientes;
  • melhorar a tolerância ao estresse abiótico;
  • melhorar a qualidade das culturas.

Qual a diferença entre os bioestimulantes e os outros meios técnicos para a agricultura? 

Os bioestimulantes atuam através de mecanismos diferentes no que diz respeito aos fertilizantes, independentemente da presença de nutrientes no produto. Além disso, bioestimulantes se diferenciam dos agrotóxicos, pois atuam apenas sobre o vigor das plantas e não têm ação direta contra as pragas ou doenças. A bioestimulação das plantas é, portanto, complementar ao uso de fertilizantes e defensivos agrícolas.

O quadro legislativo

O caráter inovador do setor dos bioestimulantes exige uma abordagem flexível de regulamentação e é sempre mais pressionado pela definição de um quadro jurídico global que reconheça e proteja a inovação no setor.
Quanto ao mercado europeu, EBIC (Conselho Industrial Europeu de Bioestimulantes) está empenhado em apoiar as autoridades europeias na definição de uma regulamentação eficaz e compartilhada para o benefício de agricultores, consumidores, indústria e meio ambiente.

Para mais informações sobre bioestimulantes leia um Estudo do Centro Científico italiano de Fertilizantes e visite o site do EBIC.

A plataforma tecnológica GeaPower:

a inovação de hoje para o bem-estar do amanhã

 

Usar a ciência para colher e explorar o potencial da natureza com um olhar atento na sustentabilidade ambiental: este é o princípio em que se baseia o GeaPower, a plataforma de tecnologia exclusiva desenvolvida pela Valagro para transformar potenciais ingredientes ativos em soluções nutritivas de alta qualidade.

A tecnologia GeaPower é a base das soluções para a agricultura e, hoje, o seu potencial está sendo colocada em uso para outras aplicações industriais, de ração animal à área de cosméticos e nutracêuticos.

O GeaPower certifica uma abordagem de excelência, que é baseada em quatro pilares:

Profundo conhecimento dos princípios ativos e matérias-primas

Nosso conhecimento aprofundado das características biológicas e químicas das matérias-primas - escolhidas de forma responsável em ambientes não contaminados - permite-nos identificar, caracterizar e preservar os princípios ativos específicos que podem ajudar a alcançar respostas fisiológicas específicas em plantas.

Processos de extração próprios


Para cada matéria-prima, e para cada princípio ativo no seu interior, os nossos pesquisadores escolhem e usam o método de extração mais eficaz com base na solução que deseja obter. Só desta forma é possível preservar os componentes ativos vegatais que são a verdadeira força dos nossos produtos.

Tecnologias avançadas de triagem e investigação

Nossos laboratórios identificam o processo de classificação física, química e biológica das substâncias presentes nos extratos obtidos de matérias-primas. Usamos genômica, fenômica, proteômica e metabolômica para decifrar os gatilhos genéticos e moleculares, bem como para obter respostas fisiológicas específicas em sistemas de plantas. Dessa maneira podemos entender como nossos produtos funcionam. Graças à nossa tecnologia, podemos analisar dezenas de protótipos e centenas de amostras por experimento para mapear respostas fisiológicas em diferentes condições ambientais.

Comprovada capacidade de fornecer soluções eficazes para as necessidades do cliente

O perfeito conhecimento das funções de uso relacionadas a ingredientes ativos extraídos e caracterizados, e a capacidade de combiná-los, permite-nos oferecer aos nossos clientes a melhor solução para as suas necessidades. As nossas funções empresariais de Marketing e R&D são diretamente integradas porque acreditamos que seja crucial individualizar e oferecer ao mercado, produtos com os maiores potenciais de desenvolvimento.