Valagro se junta à Syngenta Crop Protection

6 de outubro de 2020 - A Valagro, pioneira na pesquisa, produção e comercialização de bioestimulantes e nutrientes especiais para cultivos, assinou hoje o acordo para transferir 100% de sua propriedade e ativos para Syngenta Crop Protection. Mesmo após a finalização desta transação, a Valagro continua com sua equipe de gestão atual e manterá sua marca e nome comercial distintos. Sua sede, fábricas em todo o mundo e o centro de pesquisa e desenvolvimento sediado na Itália (Chieti, Abruzzo), continuarão a operar e garantir a continuidade do negócio, junto com os colaboradores que já integram o time da empresa.

Nos últimos 40 anos de existência, a Valagro passou de uma pequena empresa empreendedora em uma região remota da Itália a uma empresa global e multinacional, reconhecida como líder em seu setor por sua alta qualidade em pesquisa e desenvolvimento, além da eficácia de seus produtos, que são distribuídos em mais de 80 países em todo o mundo. A empresa, fundada em 1980, possui atualmente 13 subsidiárias em no mundo e emprega mais de 700 pessoas. Além da planta de produção em Atessa, a Valagro possui outra planta na Itália (Grabi Chemical em Cremona), uma no Brasil, duas na Índia e duas na Noruega. Ademais, a empresa anunciou a construção de uma nova fábrica localizada nos Estados Unidos.

A Valagro reconhece a necessidade de desenvolver sinergias e fortalecer sua dimensão operacional, assim como manter capacidade de investimento para ser competitiva no mercado global de biológicos, que está em rápida evolução. Espera-se que esta transação resulte em colaborações consideráveis ​​entre as duas empresas e que elas possam ajudar a Valagro avançar em seus esforços na área de produtos biológicos, especialmente bioestimulantes, biocontrole e biofertilizantes de plantas.

A entrada do Grupo Valagro na Syngenta Crop Protection é uma escolha estratégica para nós, pois fornecemos à empresa recursos consideráveis ​​que podem ajudar a avançar em nossos esforços para desenvolver produtos ambientalmente compatíveis, seguros e eficazes para nossos clientes em todo o mundo. A Valagro reconhece na Syngenta Crop Protection, dentre as indústrias, a que melhor pode apoiá-la nesta etapa.” - disse Giuseppe Natale, Diretor Executivo (CEO) da Valagro - “Hoje escrevemos uma nova página em nossa história e podemos olhar para o futuro com ainda mais confiança. Essa operação abre novas perspectivas de crescimento para o grupo em todo o mundo e nos permitirá investir de forma ainda mais eficaz naquilo que acreditamos: no futuro sustentável da agricultura. Por este motivo, a Syngenta Crop Protection é a melhor escolha que a Valagro poderia fazer, em todos os pontos de vista.

Estamos orgulhosos de termos sido o único capital institucional da Valagro desde sua fundação, como também por nossa parceria com Giuseppe Natale e sua equipe, o que apoiou o crescimento da Valagro.” - disse Howard Hoffen, Presidente e CEO da Metalmark Capital - “Giuseppe Natale construiu uma organização líder mundial que conduz a sustentabilidade agrícola e acreditamos que a Syngenta Crop Protection será um grande parceiro estratégico neste momento em que a empresa entra em um novo capítulo.”

Jon Parr, Presidente Global Crop Protection da Syngenta, disse: “níveis significativos de investimento em inovações, como em biológicos, são necessários para oferecer um futuro sustentável e ajudar os agricultores a fornecer um sistema alimentar que funcione em harmonia com a natureza. Syngenta Crop Protection e Valagro têm sua fundação baseada em inovação na ciência e estão ansiosas para colaborar, compartilhar conhecimento e desenvolver as capacidades entre elas. Ao fomentar o espírito empreendedor e a cultura da Valagro, impulsionados por nossa escala e capacidade globais, juntos moldaremos o futuro do mercado de produtos biológicos agrícolas.

Portanto, a sinergia entre a Valagro e a Syngenta Crop Protection vai além de uma perspectiva focada exclusivamente em negócios, pois ambas as empresas colocam a sustentabilidade no centro de suas atividades, o que significa ter a capacidade de gerar desenvolvimento e bem-estar utilizando menos recursos e reduzindo, assim, o impacto ambiental.

Os termos financeiros da transação não são divulgados. Jefferies atuou como único consultor financeiro da Valagro. Chiomenti atuou como principal consultor jurídico.