A Valagro lança o novo RETROSAL®

A Valagro, líder na produção e comercialização de nutrição especial, apresenta o novo RETROSAL® com uma fórmula melhorada: além do cálcio, que promove a dispersão de partículas de sódio e restaura as condições físicas e químicas ideais do solo, o novo RETROSAL® é enriquecido com uma combinação específica de ingredientes ativos para melhorar a nutrição das culturas sob estresse salino, ajudando-as a permanecer vigorosas, em benefício de uma maior produtividade e melhor qualidade.
A nova formulação do RETROSAL® nasceu do GeaPower (GEA 216), a plataforma de tecnologia exclusiva da Valagro, fundada sobre a combinação de metodologias de pesquisa avançada. Em particular, a eficácia do novo RETROSAL® foi verificada por testes genômicos e fenômicos das culturas sensíveis ao estresse salino, realizados em colaboração com alguns dos melhores centros de pesquisa em todo o mundo, tais como a Universidade de Milão e o Centro de Pesquisas Agrobios (Matera, Itália) que colaborou, particularmente, com as pequisas de campo fenômico. Além disso, com o apoio destas metodologias, foi usada pela primeira vez a plataforma "microphenotyping", desenvolvida pela equipe de P&D da Valagro: a utilização desta tecnologia revelou um aumento substancial na biomassa de plantas tratadas com o novo RETROSAL®, confirmando o efeito bio-estimulante em plantas sob condições de estresse salino. Finalmente, o lançamento do RETROSAL® foi precedido por uma rigorosa bateria de testes em pleno campo, realizada com a colaboração dos melhores centros experimentais do mundo (84 testes em 6 países diferentes), em culturas hortícolas tais como tomate, alface, melão e pimenta, e culturas de frutas, tais como morango e frutas de caroço, em condições de alta salinidade do solo.
Particularmente, no que diz respeito ao Brasil, a alta salinidade afeta de 25 a 30% de todas as áreas irrigadas no país, com impacto negativo na produtividade de importantes culturas para o mercado brasileiro tais como manga, mamão, tomate, cebola, uva e melão.
Rita Basile, Gerente de Produto Farm da Valagro:"A salinização é um problema que afeta uma grande proporção de terra arável, com impacto negativo sobre a produtividade agrícola. Estimou-se que, nos próximos 25 anos, a salinização causará a perda de 30% dos solos agrícolas atuais, valor que deve subir a 50% até 2050. Se pensarmos que a agricultura, por outro lado, precisa ser cada vez mais produtiva para atender a demanda de alimentos da população mundial, aumentando exponencialmente, podemos compreender o alcance inovador do Retrosal e da sua nova fórmula.  Em linha com o objetivo da Valagro em colocar o melhor da pesquisa científica a serviço de produtividade sustentável ​​na agricultura, o novo RETROSAL®, pode ajudar os agricultores a alcançar maiores rendimentos e de melhor qualidade sob condições elevadas de salinidade do solo e, assim, garantir-lhes um maior retorno sobre o investimento."
Afim de atender as necessidades dos seus clientes e de satisfazê-los da melhor forma possível , a Valagro preparou diversas atividades para apresentar esse produto ao mercado. Particularmente no Brasil o novo RETROSAL® será apresentado aos produtores, técnicos e principais distribuidores na Região Nordeste do país, na ocasião de dias de campo e Valagro Academy que acontecerão de 21 a 30 de Novembro.