You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.
As plantas, forçadas a sofrer a ação do meio ambiente onde estão inseridas, alternam períodos de crescimento, quando as condições são favoráveis, com períodos de estagnação ou atividade metabólica reduzida, quando as condições climáticas tornam-se desfavoráveis. A dormência pode, portanto, ser definida como uma suspensão temporária do crescimento visível de qualquer estrutura da planta contendo um meristema (tecido constituído por células capazes de se multiplicar por divisão).
Em áreas em que não se obteve os requisitos necessários de frio, devido por exemplo à uma estação de inverno excessivamente amena, a aplicação de Erger permite que a planta inicie os processos metabólicos que conduzem à interrupção da dormência. Graças à tecnologia Geapower, a Valagro desenvolveu o GEA342, um processo inovador que permitiu um aperfeiçoamento na formulação do produto, aumentando a eficiência da ativação dos processos metabólicos associados à saída das plantas da dormência. Graças à sua formulação, a Erger prova sua eficácia sobretudo em árvores de frutos decíduos, especificamente em uvas de mesa e cereja. Além disso, o produto é enriquecido com cálcio e azoto (nas formas nítricas, amoniacais e ureicas).
Devido às características peculiares do Erger, as culturas indicadas e as instruções para sua utilização variam em diferentes países e podem variar em diferentes áreas no mesmo país. Atualmente, as culturas autorizadas no rótulo para todos os mercados são a cereja e a uva de mesa, enquanto que para outras culturas a resposta a um interruptor de dormência pode ser diferente em diferentes locais. Além disso, dentro de uma única espécie cada cultivar tem seu próprio limite.
Antes de aplicar o Erger, é importante consultar as normas locais contidas no rótulo ou contatar diretamente a assistência técnica da Valagro.
O gênero Actinidia é nativo da China, particularmente do vale do rio Yang Tze. Na Europa, a espécie foi introduzida pelo explorador Robert Fortune em 1845, sendo posteriormente disseminada na Itália, a fruta tornou-se conhecida sob o nome de Kiwi. A actinidia caracteriza-se por ser uma espécie dioica, com indivíduos perenes de hábito prostrado ou trepador, composta em sua maioria por decíduos ou perenais em áreas com altas temperaturas. O clima influi de forma preponderante no processo de desenvolvimento da planta, uma vez que determina a capacidade e a intensidade de produzir brotos.
Sobretudo durante o período de inverno, o kiwi precisa de uma quantidade de frio (600-850 horas em temperaturas inferiores a 7 °C) que permita aos brotos superar a fase de dormência, garantindo assim um brotamento regular. Portanto, climas caracterizados por quedas frequentes de temperatura não favorecem uma produção constante, enquanto climas excessivamente quentes não atendem ao requisito mínimo de frio necessário à sua cultura.
A cerejeira é uma árvore frutífera que pertence à família das Rosaceae e à espécie do gênero Prunus, na qual há três subgrupos: o Prunus Cerasus, ou seja, a cereja-ácida, o Prunus avium, a cereja doce e o Prunus mahaleb, a cereja de florescência. Nativa da Europa e de algumas zonas montanhosas e frias da Ásia Menor, a cerejeira não necessita de características térmicas especiais, resistindo até mesmo às temperaturas de inverno rigoroso, e é por esta mesma razão que a sua propagação é muito ampla e diversa.
As temperaturas no outono e início do inverno devem permitir a superação de dormência dos brotos. A maioria das culturas de cereja-doce requer cerca de 1.000 horas de frio, posteriormente, a fase mais vulnerável ao retorno de frio é a da frutificação, onde temperaturas inferiores a -1 °C podem danificar os frutos jovens. Durante a floração as temperaturas devem permanecer entre 15 e 25 °C.
A macieira pertence à família das Rosaceae, subfamília das Pomoideae, gênero Malus. O gênero Malus, por sua vez, é composto por cerca de trinta espécies primárias, tanto de frutos ornamentais, originários principalmente da Ásia e da América do Norte, e apenas um gênero da Europa, a Malus sylvestris. O cultivo da macieira é um dos mais difundidos no mundo todo.
O grande número de variedades e porta-enxertos utilizados garantem a sua boa adaptação sob diferentes condições climáticas. No que se refere às temperaturas, o importante para a macieira é satisfazer sua necessidade de frio (600 a 900 horas de frio, de acordo com a variedade) para permitir que ela vegete de forma saudável. Neste contexto, o amplo leque de variedades permite o cultivo também em áreas quentes/temperadas, como as do centro-sul da Itália. Sua resistência ao frio invernal é muito satisfatória, chegando aos -20/25 °C
A Vitis é um gênero de arbustos da família das Vitaceae, antigamente denominada de Ampelidacee. A espécie mais conhecida do gênero é a Vitis vinifera L., comumente conhecida também como videira e domesticada em sua forma sativa. Desde a antiguidade ela é cultivada na Europa, no Oriente Médio e no Cáucaso. Outras espécies de origem americana, sobretudo as rústicas são: Vitis labrusca; Vitis riparia; Vitis rupestris; Vitis berlandieri (ou vitis cinerea).
A videira é uma planta perene, lenhosa e decídua, típica de climas temperados. Para que seu ciclo anual seja realizado de forma harmônica, a planta requer um período invernal adequado, com temperaturas entre 0 e 12 °C, e de forma mais eficaz em temperaturas compreendidas entre 6 a 7 °C, com uma duração total de 200 horas.
(A coleta de dados feita 18 de março de acordo com a escala BBCH.)
Dosagem: Erger 7% + Activ Erger 16%
Época: Aplicação na madeira 60 dias antes da brotação
(A coleta de dados feita 19 de março, 60 dias após a aplicação de Erger.)
Dosagem: Erger 7% + Activ Erger 16%
Época: Aplicação na madeira 60 dias antes da abertura dos botões (19 de janeiro)
Dosagem: ERGER 3% + ACTIV ERGER 5%
Época: É aplicado nos casos os 70% de horas de frio são atendidas para esta variedade. Data prevista de aplicação: segunda semana de dezembro
Dosagem: ERGER 6% + ACTIV ERGER 16%
Época: Aplicação 45 ±5 dias antes da brotação
Dosagem: Erger 5% + Activ Erger 5% (800 l/ha)
Época: Aplicação em ramos nus 45 dias antes da abertura dos botões (26 de agosto)
Dosagem: Erger 6% + Activ Erger 8%
Época: Aplicação em ramos nus 45 dias antes da brotação
Dosagem: ERGER 3% + ACTIV ERGER 5%
Época: É aplicado nos casos os 70% de horas de frio são atendidas para esta variedade.
O YieldOn é um bioestimulante capaz de aumentar a produtividade de grandes culturas por meio da modulação do metabolismo, divisão e expansão celular