You are using an outdated browser. Please upgrade your browser to improve your experience.

Dia Mundial da Água: o compromisso diário da Valagro com a preservação da água

Criado em 1993 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Mundial da Água tem como objetivo ampliar a discussão sobre este recurso indispensável para a sobrevivência.

A água é um bem que faz parte do patrimônio do planeta, desse modo, a gestão otimizada dos recursos hídricos é um tema relevante e urgente. Ainda, estima-se que apenas 3% do volume total é acessível e pode ser consumido.

Na Valagro, empresa líder no mundo em desenvolvimento e produção de bioestimulantes, o compromisso em produzir mais, com menos recursos, é uma meta diária. As próximas décadas prometem um cenário desafiador aos produtores, com clima mais severo e menos previsível, sendo este mais um estímulo contraproducente para atender à crescente demanda global por alimentos.

No Brasil, inauguramos em 2017 uma fábrica localizada em Pirassununga (SP), com capacidade de produção de 50 mil toneladas por ano, na qual adotamos processos rigorosos no controle de qualidade e análise constante para identificar oportunidades de melhoria na utilização de todos os recursos.

Desde o início da produção no país, a Valagro reduziu em 62% seu consumo de água em tal atividade, mesmo com a ampliação da fabricação local e início da exportação para países, como: Colômbia, Uruguai, Chile, México e Estados Unidos. Em suma, estamos produzindo cada vez mais, utilizando menos recursos hídricos do planeta.

Em um ambiente global incerto e de rápida transformação, é exigida a eficiência dos processos em sinergia com a qualidade ofertada ao consumidor, isto é, sem interferir na qualidade do produto. O foco na sustentabilidade de processos e produtos também está alinhado com a Syngenta Crop Protection, da qual a Valagro faz parte desde outubro de 2020. Assim, economizar água é um compromisso relevante para uma agricultura mais sustentável, compromisso presente no Good Growth Plan, um ambicioso plano que busca minimizar efeitos de mudança climática e perda de biodiversidade na atividade agrícola do futuro.

Por fim, parte da água utilizada no processo de produção é tratada e reutilizada pela fábrica. Também é reaproveitada a água de chuva para uso interno. São processos, procedimentos e ferramentas revisados e aplicados diariamente, em sinergia com a nossa missão.

Talete: solução para otimização do uso da água na lavoura

Segundo dados do Atlas Irrigação (Uso da Água na Agricultura Irrigada), da Agência Nacional de Águas (ANA), a área de agricultura irrigada corresponde atualmente a aproximadamente 7 milhões de hectares (Mha). Ao considerarmos a título de exemplo três litros por m2 de área irrigada/dia, a demanda nacional em tal área será de 76,4 bilhões de m3/ano. Um ganho de eficiência da ordem de 10% significaria poupar recursos hídricos em 7.6 bilhões de m3. Isso sem falar da agricultura realizada sem o utilizo de irrigação (sequeiro).  O uso otimizado deste recurso tão precioso pelas plantas é mais uma tecnologia que a Valagro traz em seu recente lançamento com o produto Talete, que vem proporcionar aos produtores mais uma solução na busca de uma “Produção Sustentável”.

Talete é um novo bioestimulante, proveniente da exclusiva plataforma de tecnologia GeaPower®, para aumentar a produtividade da água aplicada nas lavouras e realizar gestão sustentável da água, aumentando, assim, a produção ou rendimento econômico para cada unidade de água usada na produção agrícola. Uma tecnologia revolucionária frente à uma notória demanda.